Como controlar o estoque da empresa de maneira eficiente

Alcançar um controle de estoque eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do tamanho ou segmento. Além de auxiliar na gestão de uma empresa, o controle de estoque pode melhorar a eficiência e organização de alguns processos internos, como desperdício de tempo e esforço na gestão e recursos financeiros. Mas, para que isso funcione, é preciso saber como controlar o estoque da empresa de maneira eficiente.

O que é um controle de estoque

Estoque é onde ficam armazenados todos os insumos de uma empresa, e o controle nada mais é do que gerenciar todos eles, levando em consideração as entradas, saídas, prazos e vencimentos, e organizar melhor quando novos pedidos precisam ser feitos para que tudo flua corretamente no mercado, sem atrasos.

O maior desafio quando se fala em controle de estoque, é saber como fazer de maneira realmente eficiente trazendo  benefícios à empresa. Para isso, existem alguns pontos que devem ser levados a sério, e a equipe da Sintech vai te contar alguns deles e falar como a tecnologia RFID pode auxiliar.

Criação de inventários

Não importa o tamanho do seu negócio, as contagens regulares de estoque são essenciais. Isso porque a contagem e registro contínuos de todos os itens permitirão identificar questões importantes como: produtos com histórico de perda frequente e itens danificados encontrados durante a separação.

A gestão de estoque e inventário pode ser aprimorada e se tornar mais rápida com uma solução RFID, pois com tags você pode contar produtos de forma mais eficiente e automatizada. Assim, você pode controlar o estado atual do seu inventário e agir onde realmente importa.

Treinamento da equipe

Uma boa gestão de estoque também depende da agilidade das operações do dia a dia e, claro, para isso, os colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos da empresa. Isso reduzirá a frequência de erros e, com certeza, tornará mais fácil colocar todas essas dicas em prática.

Cadastre os seus produtos

Ao cadastrar todos os produtos do seu estoque, sua gestão fica mais organizada. Atualizar o estoque sempre que novos produtos entrarem te ajuda a visualizar de maneira mais clara quando há falta ou excesso de produto. Com a tecnologia RFID, esse processo também tende a ficar mais rápido. Isso porque a solução possui um sistema de identificação por Radiofrequência, que utiliza um ponto de recebimento de dados para fazer a comunicação e a leitura do sinal emitido pelas TAGs.

Já imaginou não precisar mais cadastrar e ficar contando produto por produto, de maneira manual?

Faça o rastreamento do estoque de acordo com as vendas

O acompanhamento das vendas é uma obrigação para qualquer operação de negócios que se preocupa com o próprio mercado. Portanto, deve ter em mente que a organização é a peça chave para gerenciar seu produto de maneira realmente eficiente.

A identificação por radiofrequência (RFID) usa etiquetas inteligentes para compartilhar dados em toda a cadeia de suprimentos e até mesmo com parceiros comerciais, permitindo identificar a localização da peça de uma maneira bem mais simples.

Utilize a tecnologia a favor do seu negócio

E se você pudesse usar uma ferramenta que automatizasse todos esses processos e tornasse o controle do seu estoque mais simples e eficiente?

Pense nas ferramentas de tecnologia como aliadas no desenvolvimento do seu negócio. Atualmente, existem excelentes softwares de gestão no mercado que fornecem os recursos necessários para garantir uma gestão de estoque realmente eficiente. A verdade é que, independentemente do tamanho ou ramo do negócio, fazer um controle eficiente do estoque precisa ser uma das expertise da empresa. E poder contar com uma tecnologia eficiente e uma empresa que entende do assunto é fundamental.

A tecnologia RFID ajuda a automatizar entregas, aumentar a velocidade do processo e reduzir perdas e erros no processo, seja para rastreamento de mercadorias ou para controle de produtos como estoque, produção, estoque e muito mais.

O sistema XPSAG da Sintech é desenvolvido com tecnologia de ponta que pode a todo momento incorporar novas práticas de gestão, ou seja, você pode solicitar uma solução pontual de acordo com as suas necessidades. Nossa missão é atender às expectativas de nossos clientes com produtos e serviços de qualidade, proporcionando a segurança e a tranquilidade, com um excelente relacionamento.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar.