Erros no controle de estoque

Quem tem seu próprio negócio sabe: controlar tudo que entra e sai da empresa é essencial para alcançar o sucesso. Um gerenciamento ineficiente pode causar prejuízos que vão desde a perda da produtividade, até uma possível falência – isso mesmo, a falta de organização empresarial é uma das grandes causas de falência. Diante desses dados, fazer uma análise e reconhecer os possíveis erros no controle de estoque que a sua empresa está cometendo deve ser, sem dúvida, sua maior prioridade.

Não fazer inventário do estoque periodicamente

Um dos grandes erros no controle de estoque é não fazer um inventário periódico da empresa. Cadastrar, categorizar e contar todos os produtos auxilia no planejamento e controle dos insumos.

Imagine que sua empresa vende todo o enxoval hospitalar da cidade, que demanda um número “x” todos os meses. Se você não tiver controle do que tem no estoque, como vai garantir ao hospital todo o enxoval que necessitam? O inventário é essencial para um bom controle de estoque, pois permite prever e pensar em estratégias futuras para melhorar ainda mais os processos internos da empresa para vender cada vez com mais e com mais segurança.

Comprar mais ou menos itens do que o necessário

Quando uma empresa não conta com um inventário periódico, fica difícil ter certeza se os registros disponíveis estão mesmo corretos e se é possível confiar nas informações que mostram. Informações desatualizadas, ou mesmo registros incompletos, podem prejudicar não só o controle de estoque, mas também o faturamento, um dos maiores erros no controle de estoque de uma empresa.

Se a empresa não conta com um inventário atualizado das mercadorias armazenadas, por exemplo, pode ocorrer de comprar mais ou menos itens do que o necessário para suprir uma demanda. Ou, pior, ter um grande número de mercadorias paradas e vencidas. Já imaginou o tamanho de um prejuízo desses? As falhas relacionadas à contagem de produtos e a falta de monitoramento da eficácia do projeto podem afetar drasticamente o fluxo de caixa de uma empresa.

O controle de estoque nos permite entender melhor a quantidade exata de produtos que precisamos em cada período, permitindo planejar mais corretamente o que comprar, quando comprar e quanto comprar.

Não analisar as métricas

Mais um grande erro no controle de estoque é não analisar as métricas, que podem oferecer dados valiosos para uma empresa, tais como:

– Quais os produtos que mais valem a pena investir;
– Qual o tempo de venda de cada produto, qual leva mais tempo para ser vendido e os que valem a pena ter a mais;
– Qual o índice de perda de produtos.

Essas informações podem guiar novas ações internas para melhorar as vendas, além de ser uma forma eficiente de conhecer mais a fundo o seu negócio e sua relevância no mercado.

Não ter um estoque integrado com os departamentos envolvidos ao produto

Mesmo que você tenha um inventário periodicamente atualizado, com todas as informações de entrada e saída de produto, se esse estoque não estiver interligado com outros departamentos, os riscos de errar continuam grandes.

Somente através de uma comunicação eficaz entre os diferentes departamentos, podemos entender a demanda real, comprar o que é realmente necessário e organizar o estoque para recebimento. Manter registros atualizados de todas as entradas e saídas de ações e manter todos os envolvidos no processo informados sobre o que está acontecendo na empresa garante que novos investimentos possam ser feitos de forma racional, sem afetar o capital de giro e o fluxo de caixa.

Não investir em tecnologia e um software apropriado

Fazer todo esse controle de maneira manual até é possível, mas contar com um software apropriado e que atenda as necessidades da empresa pode ser uma grande mão na roda no dia a dia.

Manter o controle de estoque não é custo, é investimento – essa é a primeira coisa a se ter em mente. Com isso, fica fácil entender a importância de contar com um bom software para organizar e automatizar todos esses processos em tempo real.

Tenha sempre em mente que, independentemente de ser entrada ou saída de materiais, qualquer atualização deve ser realizada imediatamente e para todos os setores envolvidos, a fim de evitar erros no controle de estoque. E fazer todo esse processo manualmente não deve mais fazer parte do dia a dia de uma organização. É preciso economizar tempo para poder produzir mais, e não o contrário.

Mesmo em uma área de operações, gerenciar o estoque de forma eficaz pode evitar situações que podem levar a enormes perdas financeiras. Além de publicar relatórios mais detalhados, esses programas podem ajudá-lo a economizar muito tempo.

Nesse sentido, a realização do controle de estoque com RFID só tem a agregar na sua empresa. Suas funcionalidades e vantagens permitem que a empresa tenha mais tempo para focar em atividades que realmente importam, visto que o sistema fará todo o acompanhamento e controle de forma totalmente automatizada.

A ferramenta ajuda na automação de processos  como entregas, velocidade do processo, redução de perdas e erros no processo, seja para rastreamento de mercadorias ou para controle de produtos como estoque, produção, inventário, controle de ativos e muito mais.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar.