Gestão de ativos imobilizados com RFID

Diante da transformação digital e de toda tecnologia desenvolvida até aqui, manter a gestão de ativos de uma empresa de maneira manual é extremamente arriscado e pode colocar em jogo o desenvolvimento da sua empresa. Essas tecnologias, além de otimizar o tempo e os processos, visam melhorar os resultados das organizações oferecendo mais segurança e economia. A gestão de ativos imobilizados com RFID vem sendo amplamente utilizada e ganhando espaço nas organizações. Quer entender como essa tecnologia pode ser útil na sua empresa? Então continue a leitura com a gente.

Seja pequena, média ou grande, uma empresa precisa fazer uma gestão de ativos para ser bem sucedida. Sabe aquele inventário demorado que desgasta a sua equipe? Você pode esquecer esse processo ao adotar o RFID.

O que é a gestão de ativos imobilizados
A gestão de ativos fixos nada mais é do que uma maneira de acompanhar o valor e a titularidade dos ativos permanentes ou ativos permanentes necessários para suas atividades comerciais em todos os momentos.

Como o RFID pode facilitar a gestão de ativos imobilizados
A realização da gestão de ativos imobilizados com RFID torna o controle mais eficiente, além de ser recomendada para facilitar os futuros inventários da empresa, pois já se encontra organizado e de fácil visualização.

Isso porque uma solução de gestão de ativos imobilizados que usa a tecnologia facilita a implantação de um processo de inventário contínuo, garantindo muito mais controle e precisão. Veja, na prática, como o sistema funciona:

• Upload de dados de cadastro de ativos: os dados prévios do seu ERP são carregados na base de cadastro dos ativos, que serão identificados e monitorados no sistema de gestão via RFID.
  • Identificação dos itens: as TAGs são fixadas em todos os ativos que serão controlados, identificados e inventariados. As tags são associadas aos dados de cadastro delas em seu sistema ERP.
  • Leitura dos itens: o inventário é realizado por meio da leitura das TAGs , garantindo agilidade ao processo e dados mais precisos e confiáveis.

Ao usar o RFID, o seu processo de inventário se torna muito mais simples e ágil, trazendo uma série de benefícios, como:

• Redução de sobra física e contábil;
  • Diminuição do tempo e dos custos do inventário;
  • Dados muito mais confiáveis;
  • Relatórios precisos gerados em tempo real.

Além disso, a tecnologia RFID já é o primeiro passo para adaptar a infraestrutura tecnológica da sua empresa às novidades decorrentes da 4ª Revolução Industrial. Com essa integração, processos como movimentação de estoque, localização de produtos, recebimento e expedição de reuniões e insumos de compras são realizados de forma automática, em tempo real e sem erros.

Principais funcionalidades:

• Cadastro dos ativos direto no APP  sincroniza WEB;
  • Cadastro através de importação do existente e relaciona a etiqueta RFID;
  • Inclusão de itens iguais em sequência;
  • Baixa de ativos;
  • Localização de ativos;
  • Cadastro centro de custos / conta / localização;
  • Inventário por setor ou geral;
  • Integrado com o módulo de ativos ERP XPSAG;
  • Exporta o inventário para o ERP do cliente;
  • Cálculo de depreciação;
  • Gerar arquivo Sped Fiscal;
  • Cadastro de empresas / filial, usuários na Web e App;
  • Histórico de movimentos;
  • Relatório de ativo inventariado;
  • Mostra o relatório por cores: no local incorreto e faltante.

Vantagens do sistema:

• Redução média de até 70% no custo e tempo de inventários;
  • Melhora significativa na gestão do imobilizado;
  • Gerenciamento das movimentações com portais;
  • Redução de perdas e sinistros relacionados aos ativos;
  • Não é necessário controle visual para leitura;
  • Leitura pode ser feita em movimento;
  • Leitura simultânea de várias etiquetas;
  • Redução de falhas humanas no processo;
  • Facilidade no cumprimento de requisitos regulatórios;
  • Aumento na eficiência de gestão contábil;
  • Facilita rastreamento dos bens;
  • Funciona em ambientes hostis e de difícil acesso;
  • Mostra com precisão o previsto x encontrado;
  • Interface com sistema contábeis e ERP.

Como podemos ver até aqui, a realização da gestão de ativos imobilizados com RFID só tem a agregar na sua empresa. Suas funcionalidades e vantagens permitem que a empresa tenha mais tempo para focar em atividades que realmente importam, visto que o sistema fará todo o acompanhamento e controle de forma totalmente automatizada.

A Sintech Sistemas desenvolveu uma solução completa para controle de patrimônio com tecnologia de identificação por radiofrequência (XPSAG – RFID). A ferramenta ajuda na automação de processos  como entregas, velocidade do processo, redução de perdas e erros no processo, seja para rastreamento de mercadorias ou para controle de produtos como estoque, produção, inventário, controle de ativos e muito mais.

O leitor RFID recebe os dados da etiqueta e se comunica via bluetooth ao APP e, quando estiver disponível o wifi, pode sincronizar os dados para o sistema Web, sistema de gestão ERP –  XPSAG e ou ainda tem a possibilidade de exportar os dados do inventário para o sistema de gestão do cliente.

Nossa missão é atender às expectativas de nossos clientes com produtos e serviços de qualidade, proporcionando a segurança e a tranquilidade, com um excelente relacionamento.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar.