Blog
Notícias

Tecnologia RFID na indústria 4.0

Tecnologia RFID na indústria 4.0

A Indústria 4.0 propõe conectar máquinas, sistemas e pessoas em um único processo produtivo, transformando a indústria moderna em uma fábrica verdadeiramente inteligente.  Nesse contexto, a tecnologia RFID na Indústria 4.0 vem ganhando cada vez mais espaço devido ao seu método sem fio de fácil utilização, que permite atribuir uma identidade única a uma peça ou a um objeto por meio de uma etiqueta chamada Tag, com a possibilidade de leitura a distância.

Com essa integração, processos como movimentação de estoque, localização de produtos, recebimento e expedição de reuniões e insumos de compras são realizados de forma automática, em tempo real e sem erros. 

O início da indústria 4.0

A indústria 4.0 se iniciou na Alemanha no ano de 2011, na feira de Hannover, composta por representantes de instituições políticas, comerciais e acadêmicas com o objetivo de modernizar a indústria local. 

Desde então, começou a ser levada a sério por especialistas e é conhecida como a quarta revolução industrial. Ao contrário do que muitos ainda imaginam, essa revolução consiste não apenas em máquinas inteligentes em rede, mas também em novas descobertas e tecnologias que trazem benefícios em todos os campos.

A Indústria 4.0 é o resultado da integração de um conjunto de sistemas que dão total controle sobre as operações e o que acontece dentro da indústria. Esse controle ocorre em uma rede de internet por meio de sensores inteligentes, comunicação entre máquinas e softwares que coletam informações em tempo real, como a tecnologia RFID, por exemplo. 

O RFID possibilita a leitura de forma automática de vários objetos, e funciona da seguinte maneira: a antena que está na tag transmite a identificação do produto emitindo o sinal do circuito integrado e repassando os dados para o leitor. Por sua vez, este converte as ondas de rádio do RFID em informações digitais que após conversão podem ser mostradas por um computador, permitindo a análise dos dados e desenvolvimento de relatórios gerenciais. A tecnologia substituiu os sistemas de código de barras e se diferenciou ao permitir a leitura de um grande número de objetos de uma só vez, agilizando processos industriais inteiros.

Tecnologia RFID e os princípios da indústria 4.0

A Tecnologia RFID na indústria 4.0 e seus benefícios podem ser observados de diversas formas, destacando-se três princípios básicos: 

• Capacidade de controle em tempo real: O RFID pode ler automaticamente vários produtos simultaneamente em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e precisa. 

• Virtualização: RFID permite o rastreamento e monitoramento remoto de todos os processos por meio de tags incorporadas nos produtos. 

• Modularidade: O controle de todos os produtos, a produção ou compra de insumos acaba sendo mais seguro e proporciona maior flexibilidade de tarefas de acordo com as reais necessidades do mercado.

Tecnologia RFID na Indústria 4.0

O RFID possui uma variedade de aplicações e pode trazer vantagens para as mais diversas áreas de negócios, seja produção, transporte, logística, comércio, etc. Com todas essas possibilidades, o RFID abre caminho para diversas aplicações na Indústria 4.0.

O sistema XPSAG da Sintech foi desenvolvido com tecnologia de ponta que pode a todo momento incorporar novas práticas de gestão, ou seja, você pode solicitar uma solução pontual de acordo com as suas necessidades. A ferramenta ajuda na automação de processos  como entregas, velocidade do processo, redução de perdas e erros no processo, seja para rastreamento de mercadorias ou para controle de produtos como estoque, produção, inventário, controle de ativos e muito mais. 

Nossa missão é atender às expectativas de nossos clientes com produtos e serviços de qualidade, proporcionando a segurança e a tranquilidade, com um excelente relacionamento.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar.

Comentários:

É preciso aceitar nossa política de privacidade para poder comentar.

Os comentários estão fechados.